segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GNV EM TERESÓPOLIS...

Em fim uma boa notícia neste fim de ano!

Foi inaugurado o primeiro posto com GNV em Teresópolis. O PIT STOP (posto próximo a delegacia), inaugurou hoje e com a presença de várias autoridades o primeiro posto de Teresópolis a fornecer GÁS NATURAL VEICULAR. O sistema é pioneiro no país e vem com a sigla GNC (gás natural comprimido), o que para os usuários não faz a mínima diferença já que é o mesmo gás. Deixamos aqui registrado nossos parabéns ao casal Ronald e Carla (proprietários do posto) pela iniciativa e empreendedorismo.


Vale lembrar que no estado do RJ quem tem carro a GNV, tem ainda 75% de desconto no IPVA. Ou seja, além de utilizar de um combustivel mais barato e menos poluente, ainda economiza um bom dinheiro no IPVA.

BOLA FORA...

Corre boatos na cidade que os vereadores aprovaram na última seção do ano, a modificação da Lei que garantia o transporte gratuito ao idosos com idade entre 60 e 65 anos.
Segundo consta apartir de 02 de janeiro, somente os idosos que tiverem renda inferior a dois salários mínimos é que tem o direito do transporte gratuito, além da obrigatoriedade de portar o cartão magnético fornecido pela viação.
Bem, estamos aguardando a publicação da lei para poder conhece-la na integra, mas acho lamentável que os vereadores tenham tomado tal atitude no findar de seus mandatos, indo de encontro ao milionário dono da Viação e contra os interesses da população. Como diria o Boris Casoi "ISTO É UMA VERGONHA!".
Em tempo: Votaram a favor da modificação da LEI: Drª Claudia, Dr Amorin, Fernando "Bolo Fofo", Dr. Antonio Francisco, Adalberto Menezes, Wanderly Braga e Valmir Maturana.
Votou contra: Somente o presidente da casa José Carlos Faria
Os ausentes: Anginho, Dr. Carlão, Luis Fernando e Geraldo Araújo.
GUARDEM BEM ESSE NOMES VOCÊS PODEM PRECISAR!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CÂMARA COM 12 VEREADORES...

Pelo visto foi por água abaixo a euforia do suplentes de vereadores. Apesar da Câmara Municipal ter votado a favor do aumento do número de cadeira para aquela casa, o certo é que continuará com apenas 12 vereadores para o próximo mandato.


Acho até que foi perda de tempo colocar a votação em pauta, e também um excesso de otimismo dos suplentes, pois o ministro do TSE já havia declarado em alto e bom som que, se por acaso o plenário(em Brasília) promulgasse a decisão sobre o aumento do número de vagas nas câmaras de vereadores de todo o Brasil, essa, só valeria para a próxima eleição, pois tanto a população, quanto os candidatos que participaram do pleito, sabiam desde o começo quantas vagas dispunham cada município.

É só pensar na confusão que isso iria dar; o cociente eleitoral deste ano em Teresópolis foi de aproximadamente 8.000 votos, com o aumento das vagas passaria para pouco mais de 4.000 votos, ou seja, os partidos que não fizeram candidatos passariam a fazer, daí se fizer as contas vai ver que existe mais suplentes do que vagas.

O jeito é se preparar para próxima!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

FESTA NO BAIRRO DOS PINHEIROS...

Aconteceu neste domingo dia 21/12 a festa de
Natal para as crianças do bairro dos Pinheiros, onde foram distribuidos centenas de brinquedos, lanches, refrigerantes e bolo. O evento foi organizado pela associação de moradores, representado por Fabiane Gasparelli, que desde já recebe aqui os nossos votos de congratulações pela iniciativa.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CADÊ OS REPRESENTANTES DO POVO?

Ainda falando da audiência pública, me estranha o fato que na mesma, não havia nenhum vereador de mandato, e também, dos novos eleitos apenas TEIXEIRA (PTB) e WAGUINHO (PSC) compareceram para dar apoio a população e saber um pouco mais sobre a possível concessão dos serviços públicos de fornecimento e tratamento de água e esgoto, a empresas privadas. O também vereador eleito PAULINHO CARVALHO (PTB), também compareceu a seção, mas para fazer sua tradicional filmagem, e me parecia pelas suas palavras ao final do evento totalmente alienado ao que seria discutido na seção.
Me preocupa o fato em que, aconteceria uma reunião tão importante para nossa cidade, pois a privatização de serviços públicos não mexe só com os funcionários da CEDAE mas sim com toda a população! Não tivemos a presença dos "novos" vereadores, estes que foram eleitos para nos representar e lutar pela fiscalização do que o executivo anda fazendo. Eu sei que a posse só será concedida a partir do dia 1º de janeiro de 2009, mas cabe a eles como futuros representantes da população a reponsabilidade de verificar a que ponto estão sendo feita as negociações.
Em tempo: Perguntado ao futuro prefeito JORGE MARIO, sobre esta privatização o mesmo foi categórico ao responder que só se pronunciará a partir de 1º de Janeiro.

AUDIÊNCIA PÚBLICA 0 X 1 CEDAE

Não foi como esperado por parte dos "representantes do governo". A audiência pública que deveria ser realizada nesta quarta-feira dia 17, no salão da Casa de Cultura foi um verdadeiro desastre, ou melhor nem houve a audiência. Já no ínicio o presidente da mesa e chefe de licitação Dr. Julio confundiu, isto mesmo! confundiu o nome da própria cidade em que Ele representara (como aquelas gafes cometidas em shows) soltando em alto e bom som, "iniciamos a audiência publica sobre a concessão dos serviços de água e esgoto do município de Petrópolis" ao invés de Teresópolis, tomou uma vaia sem tamanho, prosseguindo fez a leitura das regras da audiência onde foi proibida a manifestação verbal e que estas deveriam ser encaminhadas por escrito! Ou seja tentaram calar o povo mais uma vez.

Em seguida foi passada a palavra para a Drª Anaisa, onde a mesma tentou explanar sobre o assunto, mas foi infeliz ao citar o acidente do Perpétuo (queda da barreira em 2002) culpando os moradores pela construções de sumidouros. Daí pra frente literalmente o "pau quebrou" e ao indagar sobre sua saida da mesa a população não exitou. "aqueles que desejam que Eu me retire, levantem a mão", só vi braço pra cima de todos os lados. Logo após a Drª deixar a mesa, o Dr. Julio deu a seção por encerrada por falta de condições de segurança.



Os funcionários da CEDAE e população presente, permaneceram dentro do salão até as 21:00hs, prazo em que encerraria a seção a fim de evitar que os representantes retornassem e realizassem a audiência com um número menor de pessoas.


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ELEIÇÕES CANCELADAS

Por maioria de votos, o Plenário do TRE-RJ indeferiu o registro de candidatura do prefeito eleito de Guapimirim, Renato Costa Mello Junior, o Junior do Posto (PTC), nesta segunda-feira (15). A decisão anula os 13. 735 votos obtidos pelo candidato em cinco de outubro, o equivalente a 74,14% dos votos válidos. Assim, uma nova eleição para a Prefeitura do município vai ser marcada e, pela legislação, o TRE-RJ tem até o 24 de janeiro para definir a data do novo pleito.
Quatro magistrados do TRE-RJ entenderam que a eleição em Guapimirim perdera legitimidade porque Junior do Posto havia requerido a substituição do tio, Nelson do Posto (PTC) às 18h34 do dia quatro de outubro, ou seja, a menos de 14 horas do início da votação. Com isso, não teria havido tempo hábil para informar à população da renúncia da candidatura de Nelson do Posto a prefeito e da conseqüente substituição por Junior do Posto, que era o vice na chapa.
O registro de Nelson do Posto havia sido cassado no TRE-RJ em primeiro de setembro, por ele estar incluído na listagem do TCU dos gestores com contas julgadas irregulares. O candidato recorreu ao TSE, mas a cassação do registro foi confirmada em três de outubro. Os magistrados do TRE-RJ entenderam que, ao recorrer da decisão, Nelson do Posto teria que prever a possibilidade perder o prazo de substituição, pois o artigo 43 da Resolução TSE 22.717, diz que o recurso ocorre "por conta e risco" do candidato.



Em MAGÉ a candidata e atual prefeita NUBIA COZZOLINO, teve sua diplomação negada pelo mesmo tribunal. Com a decisão a mesma fica impedida de exercer um novo mandato e ainda ficou inelegível por três anos.

domingo, 14 de dezembro de 2008

FESTA FONTE SANTA



Como no ano anterior, e não poderia ser diferente, a festa realizada no pátio da IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO, no bairro de Fonte Santa, foi um sucesso!






Foram distribuidos mais de 500 cachorro-quentes, pipoca e brinquedos.



Mas o que mais divertiu a criançada foi com certeza a cama elástica que foi montada no salão da igreja, e divertiu toda a criançada durante toda a tarde de sábado.









SOLIDARIEDADE EM ALTA...



Aconteceu neste sábado a campanha Natal solidário da equipe "TRENÓ 4x4". A campannha é organizada por um grupo de empresários do RJ, e que desta vez escolheu Teresópolis para a distribuição de alimentos e brinquedos em comunidades carentes. O evento contou também com a participação de empresários e voluntários da cidade, como o empresário Jamil, que ficou responsável pela organização e arrecadação das doações na cidade.





Foram distribuidas centenas de cestas básicas e brinquedos em quatro bairros da cidade, sendo um deles na Fonte Santa (foto).

A equipe está de parabéns pela iniciativa e pela organização do evento e que outros empresários possam tomar como exemplo, e também dar a sua parcela de contribuição.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CEDAE com os dias contados...

A prefeitura, está interessada na privatização dos serviços de fornecimento e tratamento de ÁGUA E ESGOTO da cidade (serviço este realizado pela CEDAE), para isso estará realizando uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, no dia 17 de Dezembro as 19:00hs, na Casa de Cultura, no bairro de Fátima. Não sei se seria bom a privatização deste serviço, aliás a Cedae só faz aqui o tratamento e distribuição da água, pois a cidade não tem tratamento de esgoto. E que também já passou da hora de ter.
Agora privatizar. É preciso muita cautela, pois temos várias experiências no país com privatizações, algumas de sucesso, outras porém nem tanto, e quando sai algo de errado sobra sempre para o bolso da população.

COLETA SELETIVA...

O prefeito Roberto Petto, sancionou a lei municipal nº 2.734, de 03 de Dezembro de 2008, que tornará obrigatória a separação do lixo em três espécies; Lixo seco, orgânico e Banheiro/similares. Por enquanto a lei é válida para as repartições públicas, hospitais, hotéis, shoppings, industrias em geral, condomínios, bares, restaurantes, lanchonetes e similares.
De acordo com o Art. 9º, a lei obriga a separação com sacos nas cores azul, marron e cinza respectivamente, e todo o lixo reciclavel coletado, deverá ser doado a instituições filantrópicas, entidades ecológicas ou associação de moradores a livre escolha (Art. 6º). Caberá as instituições a coleta dos mesmos (Art. 8º).
Ainda sobre a lei, ficou definido que a coordenadoria de meio ambiente, ficará responsável em realizar campanha de esclarecimento no sentido de facilitar a aplicação da lei.
Bem, já estava na hora da cidade dar um pontapé inicial para a destinação do "nosso" lixo, Eu mesmo em tempos atrás entrei em contato com a USINA VERDE, (um projeto piloto de reciclagem do lixo, que aproveita nada mais nada menos do que 100% do lixo recebido). para verificar o custo de um projeto deste e a qual o tempo de retorno. A resposta foi dada, uma usina de um módulo processa até 150 toneladas/dia, e, além da reciclagem do lixo, e o que não serve é queimado, e vira energia elétrica, que pode ser vendida ou aproveitada para iluminar determinadas regiões públicas. O prazo de retorno do investimento é de apoximadamente 6 anos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

CAÇA aos MILHÕES...

A prefeitura prorrogou o prazo para quem tem dívidas de IPTU, ISS entre outros, para pagamento com desconto de juros e multas. Os interessados terão até o dia 19 de dezembro para regularizar a sua situação junto a secretária da fazenda municipal no 1º piso da PMT.
Precisamos ajudar o prefeito a fechar o caixa no AZUL !! (lei de responsabilidade fiscal essa pega)

MANIFESTAÇÃO PELA SAÚDE...


Aconteceu nesta segunda feira dia 1º, uma passeata organizada por enfermeiros do HCT. A caminhada teve início na calçada da fama e terminou em frente a prefeitura. Em determinado momento os ânimos dos manifestantes esquentaram e foi preciso muita "conversa " para manter a ordem da manifestação. O prefeito Roberto Petto se reuniu com o diretor da FESO Luiz Eduardo, e o secretário de saúde Dr. Paulo Camandaroba, a fim de fechar um acordo para pagamento dos débitos existentes entre PMT e FESO, o encontro foi mediado pelo Ministério Publico Estadual, representado pelo promotor de justiça Marcos da Motta. Na ocasião ficou acordado a suspenção da paralisação do hospital e o retorno no atendimento de urgência no pronto-socorro, a prefeitura por sua vez prometeu efetuar o pagamento do débito em três parcelas até o final de dezembro.