terça-feira, 4 de janeiro de 2011

IPTU COM AUMENTO!

A prefeitura de Teresópolis iniciou esta semana a distribuição dos carnês de IPTU, e para a surpresa de muitos, diversos imóveis na cidade tiveram além da correção normal da inflação, também tiveram seus valores corrigidos devido ao aumento do tamanho do imóvel ou área. Isto seria uma coisa normal se não houvesse o fato da prefeitura ter o feito por "baixo dos panos", aliás, esta tem sido uma prática neste governo, a falta da transparência, e o respeito ao princípio da publicidade na administração pública do governo Jorge Mario tem sido um dos seus destaques.

Segundo informações dada somente agora, a prefeitura vinha recadastrando imóveis durante todo o ano de 2010, refazendo os cálculos de áreas construídas e não cadastradas ou até mesmo pequenos aumentos nos imóveis e que não foram comunicados a prefeitura.

É claro que a administração pública deve se valer de suas prerrogativas e fiscalizar e cobrar aquilo que é devido e de direito, não é isto que questiono. O problema é que as pessoas deveriam ser informadas de modo a adequarem as suas previsões de pagamentos futuros, assim evitaria esta ingrata surpresa.

Mas como neste governo tudo é dinheiro, é de se esperar tamanha falta de habilidade para lidar com situações deste tipo. Infeliz daqueles que votaram nele pois agora estão colhendo os frutos que plantaram.

Basta agora saber onde estão sendo investidos estes recursos, pois as poucas obras iniciadas pelo atual governo estão paradas, e segundo informações por falta de verbas, mas daí a pergunta:

Onde está o dinheiro??? Afinal foram mais de R$ 240 milhões no orçamento de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Paim,
Ainda bem que nem todas as vozes se calam à sombra do Dedo de Deus. Estou envergonhado de saber que nosso (des)governo municipal promulgou a Lei n 132, de 30 set 2009, para alterar as alíquotas de IPTU da Lei Municipal 997/79. As alterações foram em média de 0,5%, de acréscimo. Não construí nada em meu imóvel e tive um aumento de R$1600,00. Não temos rede de esgoto e os buracos nas ruas datam de muito antes das chuvas. Até quando nos calaremos perante a falta de transparência e competência do executivo municipal. Estamos imóveis feito o Dedo de Deus. E que Ele nos ajude.