quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PARTIDOS REGISTRAM CANDIDATURAS


Mesmo com o impasse sobre as eleições suplementares, os partidos políticos mantiveram os ritos legais e deram entrada na tarde de ontem nos pedidos de registros de candidaturas a prefeito e vice-prefeito para as eleições que deveriam acontecer em fevereiro de 2012.

A dúvida sobre como proceder foi geral pois o próprio cartório do TRE não sabia ao certo quais as medidas a serem tomadas em relação aos registros e não restou outra opção a não ser a de aceitar os protocolos dos partidos para a posteriori decidir se estas terão validades ou não.

Vale lembrar que o site do TSE com os sistemas de registros não funcionaram e todas as documentações tiveram que ser entregues diretamente no cartório da 38ª zona em Teresópolis. Hoje pela manhã o chefe do cartório publicou os pedidos de registros de candidaturas no mural de avisos do cartório.


A situação momentânea ficou assim definida:


O PMDB permaneceu com o prefeito interino Arlei Rosa como candidato a prefeito e tendo como vice em sua chapa o empresário Carlinhos da Serra (PSDB) (a surpresa da eleição), muitos consideram que este seja um dos trunfos do Arlei, a presença do PSDB e do Carlinhos na chapa junto ao governo é tida como uma cartada de última hora que irá beneficiar muito a coligação do partidos que apoiam o governo.



O PP manteve a candidatura do ex-prefeito Mario Tricano que terá como vice na chapa o também empresário Sandro Dias, que também já foi secretário de agricultura no governo Tricano. Muitos esperavam que Tricano devido aos últimos fatos ocorridos na semana desistiria ou não conseguiria registrar sua candidatura, mas o ex-prefeito segue firme no páreo.




O PPS confirmou a dupla "puro sangue" Maurilio Schiavo e Idenir dos Santos, Maurilio participou pela primeira vez em administração pública como secretário de saúde no município e Idenir dos Santos militante antigo na política é dono de um supermercado no interior do município onde é muito popular.



O PSOL também terá "puro sangue" em sua chapa e confirmou a candidatura de Valmir Faria e Flamon. Valmir já é figura conhecida no cenário político e recentemente tentou se eleger a candidato a deputado federal, tendo um resultado muito abaixo do esperado (pouco mais de 500 votos) já seu vice na chapa jamais disputou um pleito eleitoral o que poderá dificultar ainda mais a vida dos candidatos.



O PT que realizou a convenção no último dia 22, e confirmou a candidatura de Nilton Salomão e Claudio Melo, não compareceu no cartório eleitoral para o registro de candidatura, no entanto há relatos em redes sociais que o registro deverá acontecer até o dia 29, data final para registro pelo próprio candidato.

Estes devem estar ainda pensando se vale a pena colocar uma candidatura só para marcar presença aja vista que o PT em Teresópolis não deixou boas lembranças enquanto esteve a frente do governo municipal...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A MAIOR INJUSTIÇA DO NATAL...

Quem morre é o Peru mas a missa é do Galo...



DEU NO SITE DA VEJA...

Matéria do site da revista VEJA mostra como o PT ilude e desafia a confiança do povo brasileiro através de falsas promessas que são feitas apenas no intuito de minimizar a dor de quem perdeu tudo na tragédia da região serrana em janeiro deste ano.

Segue o texto:

Mercadante confessa que Dilma mentiu às vítimas da tragédia na Região Serrana

"Em 13 de janeiro deste ano, depois de sobrevoar a Região Serrana do Rio, a presidente Dilma Rousseff convocou a imprensa para avisar que não permitiria a reedição de uma tragédia daquelas dimensões. Primeiro, admitiu que se tratava de um problema federal. Em seguida, prometeu acabar com deslizamentos nos morros com obras de contenção de encostas, prometeu um mundaréu de medidas preventivas, prometeu instalar redes de saneamento básico, prometeu remover os ameaçados por desastres naturais, prometeu casas para os flagelados e prometeu voltar mais tarde para inaugurar o colosso de promessas.

Nesta quinta-feira, o ministro Aloízio Mercadante apareceu no Senado para mandar um recado aos brasileiros em geral e, em particular, aos milhões de moradores de áreas de risco. “Morrerão pessoas neste verão. E nos próximos”, confessou. Rebatizou a temporada de chuvas fortes de “extremos climáticos”, culpou a natureza e comunicou que o governo não fez nada do que prometeu. A discurseira de Dilma foi outro embuste. As vítimas da tragédia anunciada estão entregues à própria sorte.

O Brasil tem sido poupado de furacões, tsunamis e terremotos, registrei no comentário de um minuto para o site de VEJA. Mas é sistematicamente assolado pela incompetência das dilmas e dos mercadantes. Não se sabe qual dos fenômenos é mais devastador. O vídeo editado pela repórter Fernanda Nascimento, que alterna trechos da discurseira da presidente e do palavrório do ministro, deixa claro que as dilmas e os mercadantes são igualmente traiçoeiros. É mais que um documento político. É a prova de um crime."



É esse o PT que quer voltar a governar em Teresópolis, lembrem-se disto nas próximas eleições!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ter ou não ter eleição eis a questão!

Com a suspensão das eleições suplementares em Teresópolis, fica aí a dúvida para a população e principalmente para os partidos políticos, afinal o que é melhor?


Conhecendo as leis da administração pública e analisando friamente temos que verificar que o momento atual não compete a uma eleição extemporânea. Os prazos ficaram apertados, o governo acaba ficando amarrado devido ao foco nas ações envolvendo alianças partidárias e na campanha eleitoral. Ainda tem o agravo das limitações nas licitações que ficam proibidas de acontecer durante o período eleitoral.

Vendo por esse lado e analisando o período em que esta deveria acontecer vimos que a eleição suplementar aconteceria em pleno período de chuvas e próximo ao início do período escolar. Isso comprometeria diretamente na aquisição de uniformes e materiais escolares.

Tão logo fosse declarado o vencedor e devido ao prazo de posse determinado em calendário eleitoral (março/2012) o chefe do poder executivo não teria outra saída a não ser comprar todo o material em caráter de "urgência" dispensando aí os trâmites normais de licitação, o que poderia se transformar em uma "brecha" para desvios de dinheiro público. E este é apenas um dos exemplos.


Três meses após sua posse o governo novamente voltaria ao mesmo ciclo onde estaria mais uma vez disputando o voto direto do eleitor e com isso passando por todo o processo de busca por apoio e aliança política. Novamente viríamos um governo "travado" por conta da luta por sua permanência e neste contexto quem sai perdendo é o povo que já sofre em demasia com os desmandos de nossa democracia.

Enfim mais uma vez teremos que aguardar o desfecho desta novela que parece não ter fim...

SUSPENSA AS ELEIÇÕES DE TERESÓPOLIS

O TSE suspendeu as eleições suplementares que aconteceriam em Teresópolis no dia 05 de fevereiro de 2012. A decisão se deu sob um mandado de segurança impetrado pelo diretório municipal do Partido Verde - PV, da cidade. Com essa decisão até que se julgue em definitivo as eleições estão suspensas.

Em tarde cheio de notícias de julgamentos envolvendo a política local esta última notícia acabou sendo a mais importante para a cidade. Hoje mesmo a tarde o TRE/RJ havia negado a liminar impetrada pelo PTC de Teresópolis, que tentava transformar a eleição em INDIRETA, no entanto o TRE/RJ negou a liminar mantendo a eleição para 5 de fevereiro.

Em outra instância o ex-prefeito Mario Tricano teve um pedido de Habeas Corpus, negado e continua detido no RJ. O Partido Progressista (PP) havia mantido a sua convenção para o próximo dia 22 na câmara municipal e tem a intenção de manter a candidatura do ex-prefeito. Com a suspensão do pleito Tricano ganha mais um tempo para se defender e caso seja libertado poderá participar das convenções se o TSE voltar em sua decisão.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OPERAÇÃO DEDO DE DEUS

A polícia civil do Rio deflagrou na manhã desta quinta feira a operação "Dedo de Deus" que investigava o grupo controlador do jogo do bicho e de máquinas caça-niqueis, em três estados RJ,Bahia e Pernambuco. Mais de mil policiais foram mobilizados para a operação, e em posse de 120 mandatos de busca e apreensão e cerca de 60 mandatos de prisão, invadiram a pouco mais das 06:00h da manhã a cobertura de luxo de Aniz Abrahão Davi (O Anízio, patrono da escola de samba Beija Flor), Foram também atrás de Luis Pacheco Drumont, o Luisinho Drumont e Helio Ribeiro, presidente da Grande Rio.

Em Teresópolis quem também foi detido foi o ex-prefeito Mario Tricano, segundo as matérias divulgadas na imprensa policiais foram até suas propriedades no interior da cidade (Hotel Jecava e Haras Tricano's) e recolheram documentos e dinheiro que estavam em seu escritório.

Esta notícia movimentou muito a cidade pela manhã aja vista que o ex-prefeito Mario Tricano é apontado como o pré-candidato a prefeito pelo PP em Teresópolis para as eleições suplementares que acontecerão em fevereiro de 2012. O que muito se comentou foi a possibilidade ou não do ex-prefeito dar continuidade ao seu projeto ou se teríamos novamente um fato inesperado na política local que muda completamente a disputa eleitoral do próximo ano com a saída da candidatura de Tricano.

De qualquer modo, só o fato de o mesmo ser detido ainda que para averiguações, está irá causar um impacto muito negativo em sua possível campanha caso ela ainda venha acontecer. A movimentação política é grande na cidade e o agito nos bastidores acontece minuto a minuto, enfim teremos que aguardar o desenrolar desta história para saber quem ganha e quem perde neste jogo político.

domingo, 11 de dezembro de 2011

DEU OPOSIÇÃO NO COMARY


A chapa INDEPENDENTE, liderada por Marco Barreto e companhia, venceu as eleições do CLUBE COMARY e surpreendeu a chapa Situação. Segundo relataram a chapa 3- Independente saiu de uma dissidência de ideais da própria chapa situação onde um pequeno grupo não concordou com o nome escolhido para substituir o ex-presidente do clube Eduardo Breder, e assim resolveram encarar a eleição de forma "independente". A chapa 2 tida como a real "oposição" acabou ficando em terceiro lugar.


O clube Comary é hoje um dos maiores da região e conta com uma excelente estrutura além de uma sede praiana (Rio das Ostras). As últimas eleições do clube movimentaram a cidade e sempre foram alvos de grandes disputas, a situação sagrou-se campeã nas últimas duas mas desta vez foi derrotada, agora cabe a oposição dar continuidade aos projetos do clube e inovar cada vez mais para o benefício do clube e seus associados.

Parabéns pela vitória e sucesso a nova direção.

QUEM SÃO OS PREFEITÁVEIS?

Com a determinação do TRE para que o município de Teresópolis tenha eleições suplementares no dia 05 de Fevereiro de 2012, a cidade novamente virou notícia e as especulações não param de aparecer e dúvidas pairam no ar. Afinal quem são os prefeitáveis?

Segundo a legislação vigente para que um cidadão esteja devidamente habilitado a disputar a eleição para prefeito é necessário ter no mínimo um ano de filiação partidária entre outros requisitos como idade mínima de 21 anos, estar regularizado e em dia com o serviço militar, justiça eleitoral, etc..

Com isso muitos pretensos pré-candidatos que se preparavam para o pleito em outubro de 2012, ficaram de fora desta disputa que ocorrerá a pouco mais de 50 dias. Sabe-se que as convenções que decidirão os reais candidatos só acontecerão próximo do natal, porém alguns candidatos já manifestaram vontade para disputar as eleições suplementares.

São eles:


ARLEI ROSA: (PMDB)

Atual prefeito (interino) , pela primeira vez concorreu a eleição (2008) e assumiu um mandato em sua vida, antes mesmo de completar o seu primeiro mandato, foi eleito presidente da câmara e agora se tornou prefeito. Está com a "maquina administrativa" na mão fator importante em uma eleição. Tem contra ele o fato de ter sido aliado do prefeito cassado Jorge Mario, prova disso foi o fato de ter assumido a presidência da câmara através da reversão dos votos de Mandinho, Ademir Enfermeiro e Clayton Valentim, feito pelo ex-prefeito na ocasião.



CARLINHOS DA SERRA: (PSDB)

Empresário de sucesso no ramo de hortifruti na cidade e em outras regiões, já foi vereador e candidato a prefeito em eleições anteriores. Poderá ser uma surpresa para muitos caso se confirme sua candidatura. Tem carisma, conhecido popularmente e tem um partido que notoriamente tem a simpatia do Teresopolitano, a se confirmar pelo resultado das eleições presidenciais onde o PSDB sempre obteve excelentes resultados. Tem contra ele o fato de ter se afastado do meio político após a derrota das eleições em 2004.







MARIO TRICANO: (PP)

Prefeito por três vezes em Teresópolis, perdeu a eleição para Jorge Mario em 2008, quando muitos davam certa a sua vitória. Segundo se comentam por aí é novamente um dos nomes mais cotados para vencer as eleições mas tem a missão de reverter o seu alto índice de rejeição. É sem dúvida o candidato que mais articulou nos últimos meses, dentre os candidatos que estão aptos para concorrer.








MAURILIO SCHIAVO: (PPS)

Médico e ex-secretário no governo Jorge Mario, Dr. Maurílio como é conhecido de todos se beneficiou entre os "novatos" pelo fato de estar há mais de um ano filiado no PPS, tem este fato a seu favor e pode arrastar os votos de rejeição dos candidatos antigos. Contra ele pesa o escândalo envolvendo o seu nome no caso de suposta troca de votos para o deputado André Correa por exames e remédios na eleição de 2010.





NILTON SALOMÃO: (PT)

Deputado estadual por três vezes, poderá tentar agora a vaga no executivo estadual, já foi candidato ao executivo na condição de vice-prefeito em 2008 pelo PMDB, quando junto com o ex-vereador FARIA perdeu a eleição para o então prefeito Jorge Mario do PT. Tem a dura missão de erguer o nome do partido dos trabalhadores e desvincular a imagem do ex-prefeito Jorge Mario do partido, tarefa tida como uma das mais difíceis entre os candidatos citados. Outro fato importante que se questiona é como ficaria a situação do deputado junto ao governador Sergio Cabral. Se o PMDB vai lançar candidato em Teresópolis e o deputado fazendo parte da base aliada do governador também pensa em se lançar, como ficaria esse relacionamento e como o deputado administraria sem ter algumas "perdas".


Enfim, até que se realize as convenções muita coisa pode mudar, alianças poderão ser formadas e muitas surpresas poderão surgir. Com isso a especulação ganha força na mídia local e o assunto toma conta das "esquinas", jornais e rede sociais.

Quem será o vencedor? Só mesmo em 05 de fevereiro de 2012 é que saberemos!

PARAENSES DIZEM NÃO A DIVISÃO DO ESTADO

Os eleitores do Pará foram as urnas hoje para votar no plebiscito sobre a divisão do estado em mais dois territórios diferentes criando assim mais dois estados, o de Tapajós e de Carajás.




Atualmente conforme a constituição federal para a criação de novos territórios (emancipação) o plebiscito é um dos requisitos para que seja aprovado pelo congresso. De acordo com as notícias vinculadas na imprensa até as 22:00h deste domingo e com pelo menos 99% das urnas apuradas cerca de 66% dos eleitores disseram NÃO a criação dos dois novos estados e consequentemente a divisão do PARÁ.


Em minha humilde opinião os eleitores agiram corretamente pois hoje com a globalização e a descentralização da administração pública o melhor caminho é fortalecer os municípios que são os que realmente coordenam os territórios e melhor conhecem as necessidades e particularidades locais, como potenciais econômicos, necessidades etc...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FÓRUM PENSAR TERESÓLIS

C O N V I T E

O Fórum Permanente Pensar Teresópolis CONVIDA os cidadãos teresopolitanos para a última reunião de 2011.

Será discutido o seguinte tema:


Uma proposta de atuação cidadã incisiva em Teresópolis


O objetivo é construir uma plataforma de ações para o fortalecimento da Cidadania no Município de Teresópolis.


Seguem as propostas, em anexo, para subsidiar as discussões.

Sua presença será de primordial importância para que possamos fortalecer nossa cidadania.

Divulgue! Venha! participe conosco e traga mais um!


Data: 10 de dezembro de 2011
Horário: 10h às 13h
Local: Salão Nobre do Campus Feso Pro Arte - UNIFESO - Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto - Teresópolis - RJ.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TRE MARCA ELEIÇÃO EM TERESÓPOLIS

Diferentemente de que todos esperavam o TRE aprovou hoje por unanimidade as eleições suplementares em Teresópolis. O tribunal se baseou na Lei orgânica do município que prevê em seu artigo 56 Inciso I, a realização de novas eleições em caso de vacância nos três primeiros anos de mandato.

Com essa decisão a cidade viverá um novo momento e um corre-correr atrás de alianças políticas, aja vista que muitos partidos deixaram para se posicionarem somente em suas convenções em junho do ano que vem.

Agora é esperar para ver quem são os reais candidatos...

RESPOSTA AO LEITOR...

Sobre o comentário do leitor deste blog, no artigo IGREJA x POLÍTICA, quero esclarecer que o contexto do artigo não traz a crítica a aqueles religiosos que praticam seus papéis de orientação ao seus fiéis, quanto a instrução durante o período eleitoral, para que estes observem a vida pregressa de seus candidatos, o comportamento, suas convicções religiosas, seus projetos, sua vida familiar, etc...

Estes os fazem de forma correta e relativa ao seu grau de responsabilidade com seus fiéis. O problema é referente a aqueles que literalmente estão "vendendo" seus rebanhos, negociando apoio a candidatos conforme relatado no artigo.

Espero ter esclarecido.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

IGREJA x POLÍTICA

Um assunto interessante que vale a pena refletir e que temos visto e acompanhado há alguns anos, é o aumento da intervenção das Igrejas (diga-se seus líderes) frente as políticas em todas as esferas governamentais. Sabe-se que esta está inserida dentro do meio político desde os primórdios da humanidade, afinal se faz política em todos os setores de nossas vidas.

No entanto não é basicamente a política interna feita nas igrejas ou associações cristãs, essas feitas de forma em manter a gerência sobre suas doutrinas e credos, onde se comungam da ideia primaria de manter seus líderes e congeneres e assim seus ensinamentos e suas crenças em prol da manutenção da fé e da organização presente.

É claro que todos estes ensinamentos religiosos do nosso cotidiano, são importantes para manter o nível social e de proximidade entres as pessoas. As conduções dos líderes religiosos dos ensinamentos aos seus seguidores no que tange a conduta moral, pautada na ética, bons costumes e amor ao próximo é o que nos faz viver melhor e em comunhão.

O que mais aflige é que de um determinado tempo para cá, alguns líderes religiosos, deixaram fugir essa essência do ensinamento, e passaram não só nortear o indivíduo quanto a procura do melhor caminho, pautando pontos determinantes para sua escolha e direcionando apenas para que estes resguardassem princípios básicos na pessoa a quem fossem escolher como seus representantes governamentais, para uma ação direta de confronto, onde estes "lideres" não só apontam o seu candidato como também praticamente os obrigam a votarem nele.

Neste contexto, a grande massa é manobrada a merce da vontade de um indivíduo que muitas vezes a negocia como se negocia literalmente um rebanho. Desta forma, fieis sem saber tornam-se "mercadorias", e com prazos de validade, encerrando esta sempre após o pleito do ano em que precede as eleições.

O interessante é que passam os anos, passam as pessoas as decepções são infindáveis e mesmo assim a cada ano surge um novo "salvador", ah" mas esse é diferente! Esse não irá nos decepcionar pois este foi o escolhido de DEUS, e sendo assim creiam todos que por esse motivo devemos o eleger. Assim segue a cada ano eleitoral e o crescimento desta prática assusta pois na ingenuidade das pessoas, em sua crença, fé e esperança, não cabe a dúvida ou não se deixa caber, e os oportunistas cada vez mais crescendo e arrematando espaços que não conseguiriam em métodos normais dentro da própria organização religiosa.

Enfim, este não é um artigo generalizado, sabemos que esta na verdade são exceções de pessoas sem escrúpulo, que mediante uma oportunidade não exita em se dar bem, e assim, pessoas de bom grado são envolvidas sem sequer ter a noção do real interesse por trás de tudo isso. Não obstante, as participações dos verdadeiros líderes religiosos, são de suma importância para o processo político no país, através dos ensinamentos básicos, da moral, boa conduta e principalmente de amor ao próximo. Cabe aqui apenas a reflexão para aqueles que ainda se pautam em decisões já formalizadas sem ao menos indagar o porque?

ÚLTIMAS DA SEMANA....


MANDATO AMEAÇADO...

O 1º suplente de vereador do PP Dr. Ricardo, entrou com pedido de perda de mandato por infidelidade partidária contra o vereador Habib Talk, que havia sido eleito em 2008 pelo partido e recentemente trocou a legenda indo parar no PMN. Segundo o próprio Habib, a mudança se deu pelo fato do partido ter-lhe tirado a presidência e com isso o edil corria o risco de não obter vaga para a disputa no próximo pleito. Habib disse ainda ter sido "expulso" do partido fato esse que possibilitaria a troca de partido sem que houvesse a perda do mandato.

Já o presidente do partido Marcos Vinicius, desmente a informação e afirma que o vereador saiu espontaneamente, e por isso o partido está requerendo a vaga no legislativo. Se o TRE julgar procedente o pedido Dr. Ricardo assumirá pela primeira vez um cargo eletivo.


MANIFESTAÇÃO CONTRA FESO...

Estudantes do curso de medicina no UNIFESO fizeram uma manifestação contra a instituição exigindo melhores condições de estudo, equipamentos e preços equivalentes ao curso e ainda exigem a saída do reitor da universidade. Os estudantes também querem melhorias no atendimento na saúde no município, a reabertura do setor de emergência do HCT e a inserção dos estudantes no atendimento no UPA. A manifestação ocorreu na última quarta-feira e contou com a participação de cerca de 900 estudantes.