quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DEMAGOGIA...

Poucos dias após a imprensa anunciar o fim da biometria nos ônibus e creditarem o feito aos vereadores e prefeito, a verdade veio a tona.  Segundo informações recebidas o equipamento não foi retirado dos ônibus e alguns idosos ainda reclamam de estarem sendo obrigados a utilizar a identificação biométrica.

Ainda de acordo com o previsto pelas empresas o serviço não será eliminado por completo e somente os idosos não serão obrigados a utilizá-lo, sendo assim portadores de deficiência física, estudantes e outros que possuem a gratuidade terão que utilizar o aparelho.

Como disse em matéria anterior nada contra, a tecnologia está aí, diversos municípios estão utilizando o equipamento e este é um caminho sem volta, aliás devemos ver a futuramente a biometria tomando conta de muita coisa.

Ainda segundo informações somente uma minoria dos novos edis se manifestaram contrário a permanência do equipamento, principalmente quando citado que os deficientes seriam obrigados a utilizá-los.

Fica aí apenas um alerta aos "festeiros" que comemoraram sua primeira "vitória" do ano a se inteirarem mais dos fatos e saber ao certo o quer de real foi acordado, pois a população não está mais boba como antes e também estão cansados de demagogia.

ENQUANTO ISSO NO PLANALTO...



Ieh, Ieh!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ENGODO PETISTA...

Governo petista altera as promessas de campanha no site da Presidência da República.

O Planalto alterou pontos dos 13 compromissos da gestão Dilma. As modificações atingiram principalmente aspectos nos quais o desempenho do Executivo federal foi pífio. O tucano considera um absurdo a população ter que passar por mais essa enganação.

O deputado Federal Otavio Leite (PSDB) criticou as mudanças.


“O governo tem a cara de pau de alterar os próprios compromissos. Por que não disse na campanha que faria diferente? O objetivo foi só alcançar votos. Se essas promessas foram alteradas, imagina as próximas. É um somatório de fraude eleitoral com incompetência administrativa”, avaliou o parlamentar. Não bastasse a dificuldade de cumprir as promessas feitas em 2010, o governo sequer reconhece como promessas pontos outrora alardeados.

NOTA A IMPRENSA



O governo do PT acaba de ultrapassar um limite perigoso para a sobrevivência da jovem democracia brasileira.

Na noite desta quarta-feira, o país assistiu à mais agressiva utilização do poder público em favor de uma candidatura e de um partido político: o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e TV, sob o pretexto de anunciar, mais uma vez, a redução do valor das contas de luz, já prometida em rede nacional há quatro meses e alardeada em milionária campanha televisiva paga pelos contribuintes.

O caráter político-partidário do pronunciamento oficial da presidente pode ser constatado inclusive pela substituição do brasão da República pela marca publicitária do atual governo na vinheta de abertura da "peça publicitária" veiculada em cadeia nacional.

Durante os oito minutos de divulgação obrigatória por parte das emissoras de rádio e TV brasileiras, a presidente Dilma faltou com a verdade, fez ataques a seus adversários, criticou a imprensa e desqualificou os brasileiros que ousam discordar de seu governo.

O conceito de República foi abandonado. A chefe da Nação, que deveria ser a primeira a reconhecer-se como presidente de todos os brasileiros, agora os divide em dois grupos: o “nós” e o “eles”. O dos vencedores e o dos derrotados. Os do contra e os a favor. É como se estivesse fazendo um discurso numa reunião interna do PT, em meio ao agitar das bandeiras e ao som da charanga do partido.

O PSDB denuncia o uso indevido feito de um instrumento reservado ao interesse público para promoção pessoal e política da presidente, e alerta os brasileiros para a gravidade desse ato que fere frontalmente os fundamentos do Estado democrático.

No governo do PT, tudo é propaganda, tudo é partidarizado. Nada aponta para o equacionamento verdadeiro dos problemas do país ou para uma solução efetiva.

Em vez de assumir suas responsabilidades de gestora, fazendo o governo produzir, o que se vê é o lançamento prematuro de uma campanha à reeleição, às custas do uso da máquina federal e das prerrogativas do cargo presidencial.



Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BIOMETRIA...

O sistema de biometria utilizado pela Viação Dedo de Deus e 1º de Março, para a identificação dos usuários do transporte na modalidade "gratuidade", vem causando grandes discussões. Empresas em diversos municípios do país já estão utilizando este sistema, alguns com tecnologias até superiores incluindo até reconhecimento facial.


O grande problema encontrado e que se discute é se há a questão de mal atendimento ou represália pela gratuidade ou se há realmente indícios suficientes que comprovam o abuso e as fraudes envolvendo os usuários, principal objeto questionado pela concessionária dos serviços.

Ainda há a falta de informação ao usuário, principalmente  idosos, que quase em sua totalidade necessita de auxilio para acionar o dispositivo, causando insegurança e desconforto, alguns temem  utilizar o serviço, talvez se houvesse melhores explicações de como operar o sistema os usuários ficaria mais seguros para utilizá-lo.

Uma opção seria a de montagem de stands com simuladores em alguns locais da cidade onde a população seria melhor informada, poderiam testar o equipamento e assim ficariam mais seguros para utilizar o sistema.


Uma outra questão é, cada vez mais a tecnologia está fazendo parte de nosso dia a dia tornando nossas vidas mais fáceis mas ao mesmo tempo complicadas se não soubermos aproveitá-las. Fato é que não podemos fechar os olhos as mudanças que ocorrem e que irão ocorrer nos próximos anos quando o assunto é tecnologia.


É claro que o interesse maior é o coletivo (não o da empresa) e sendo assim cabe ao poder público coibir os abusos e defender o interesse da população que cada vez mais se sente acuada e pressionada pelos donos do poder. É preciso verificar mais de perto esta questão e saber de fato quem está levando a pior, mas o que não pode é simplesmente aceitar as imposições feitas sem questioná-las.




sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um minuto de silêncio...



PARA REFLETIR.


Há dois anos, acontece no Brasil a maior catástrofe climática da história do país e a décima no mundo.  A notícia vista pela classificação gera uma importância do tamanho do problema, afinal, estávamos no ano de 2011 e há séculos não se via algo tão destruidor.


Pessoas vagavam sem rumo naquele 11 de janeiro, atordoadas, sem saber ainda o que tinha ocorrido,  sem saber onde ir e a quem pedir ajuda.

A solidariedade e o amor ao próximo fez com que rapidamente centenas de voluntários surgissem de todos os lugares para auxiliar e confortar as pessoas que chegavam a cada minuto nos abrigos, igrejas e escolas.


Pelos números, pelos fatos e pela visão gerada em todo o mundo, imaginava-se que algo tão grandioso quanto o problema aconteceria, imaginava-se que nossos  principais governantes se sensibilizassem e desta vez, pelo menos desta vez,  fizessem valer seu comando.  Foram inúmeras promessas, encheram de esperança milhares de pessoas que em poucos minutos perderam seus entes queridos, seus pertences, seus tetos.

As caravanas "governamentais" circundavam pelos municípios atingidos, deixando promessas de todo o tipo, através da  imprensa acompanhávamos e para todos nós a ajuda divulgada não parecia ter fim, seriam milhões de reais para obras de recuperação, alugueis sociais, reconstrução de pontes, casas populares, etc.

Mas o conto de fadas teve seu fim, tão logo a poeira foi baixando, junto, os confetes também terminaram e retornamos a triste realidade de nosso (des) governo, dois anos se passaram, nenhuma casa entregue, poucas pontes foram realmente reconstruídas, bairros inteiros continuam como áreas de risco e a única coisa que continuou firme sem ser alterado foram as promessas, claro! afinal estas sim mantém o povo com esperança e os políticos no poder.


No próximo ano teremos eleições para presidente e governo do estado, parece ainda estar longe, mas é bom que estejamos atentos, pois as promessas e obras de última hora aparecerão e como salvadores da pátria surgirão como se não ali estivessem pelos últimos 4 anos...



O vídeo baixo mostra as promessas e as contradições feitas após a tragédia.


sábado, 5 de janeiro de 2013

Foi morto na noite de hoje o taxista Cristiano Augusto Silva dos Santos, popularmente conhecido como "Pira".  O taxista que também trabalhava no Hospital das Clínicas de Teresópolis, foi assassinado na Granja Guarany.  A polícia está investigando o caso e trabalha na hipótese de assalto.


É o segundo assassinato na cidade em menos de uma semana, o que está causando grande preocupação na população.

Este fato deve acender um sinal de alerta nas autoridades competentes no que tange a segurança pública na cidade, é real o fato que devido as instalações das UPP's na cidade do Rio de Janeiro, expulsou de forma significativa traficantes e bandidos dos morros do rio e que estes migrariam para municípios do interior do estado.  Desde a implantação destas unidades vários registros de violência e prisões de traficantes de drogas ocorreram em cidades consideradas pacatas.  Teresópolis não foi diferente, a cidade já teve problemas com tráfico nos Bairros da Fonte Santa, Jardim Meudom e Rosário e as apreensões de drogas nos ônibus da cidade também cresceram.

É preciso buscar soluções imediatas e planejar  novas ações para conter a "importação" desta violência metropolitana em nossa cidade.

Houve tempos em que podíamos andar pela madrugada tranquilamente, houve tempos em que se podia trabalhar sem medo....


Nossos sentimentos a família.


A PESO DE OURO...


A notícia que a VIAÇÃO DEDO DE DEUS, protocolou um pedido de aumento no valor da passagem para  R$ 3,77 está dando o que falar.  As informações são de que a empresa passa por um momento delicado e acusa o grande número de "gratuidade" como ponto principal para o alto percentual de aumento solicitado (superior a 50%).

O prefeito Arlei já afirmou que não concederá o aumento e que as planilhas de custos já estão sendo analisadas, já na câmara municipal alguns vereadores já se pronunciariam contrários ao aumento e prometem ficar atentos as negociações.  Segundo o vereador "Da Ponte" (PSDB) o aumento é abusivo e não há justificativa para tamanho aumento e que certamente a empresa "jogou" o alto valor para ter folga na negociação do valor final, mas afirma que acompanhará de perto as negociações para que a população não seja prejudicada.



Esta batalha já é tradicional na cidade, todo ano a empresa entra com pedido abusivo de aumento na tarifa e o campo de "negociação" é aberto. Fala-se em rentabilidade baixa, possíveis prejuízos ou mesmo a possibilidade de de redução drástica nos investimentos em estrutura e renovação da frota.

Mas o negócio não pode ser tão ruim assim, afinal, segundo foi informado, no ano passado parte da empresa foi vendida para um outro empresário do ramo, e nos dias de hoje quem se arriscaria a investir em um negócio que não dá lucro?

E ainda, deu ruim? Vamos partir para a abertura de nova concorrência para a exploração do serviço.

Fica aí a dica.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

POR ENQUANTO SÓ PROMESSAS...



Dois anos depois das chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio de Janeiro, os governos federal e estadual ainda não entregaram nenhuma das 5.304 casas prometidas na época aos desabrigados.

As primeiras unidades começam a ser entregues em Nova Friburgo em março. Nos outros sete municípios atingidos – Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Carmo –, as construções nem sequer começaram.

A Secretaria de Estado de Obras alegou que encontrou “dificuldades para definir áreas apropriadas para construção de moradias, por razões e características geológicas próprias da região”. O volume de recursos públicos empregados na construção de casas para os desabrigados soma R$ 550 milhões.

Outros R$ 147 milhões foram investidos em obras de contenção de encostas e R$ 84 milhões estão sendo aplicados na construção de 100 pontes – 50 delas já foram concluídas.

A Secretaria de Obras ainda divulgou que o Estado vai aplicar mais R$ 282,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do PAC da Prevenção de Risco na região.

Hoje, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, encontra-se com o governador Sérgio Cabral (PMDB) para estabelecer mais um plano de trabalho para os problemas provocados pela chuva no Rio.

Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) revelam, no entanto, que o governo federal tem sérios problemas para executar obras e iniciativas de prevenção e resposta a desastres naturais.

Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que dos R$ 5,75 bilhões previstos para serem investidos em programas específicos, apenas R$ 1,85 bilhão foram pagos até 31 de dezembro – o que representa 32,24% da dotação inicialmente prevista. A maior parte dessas ações é de responsabilidade justamente do ministério de Bezerra.

A mesma dificuldade de execução é observada em ações do governo do Estado do Rio. Relatório preparado pelo gabinete do deputado Luiz Paulo (PSDB), com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), mostra que, dos R$ 113 milhões que a administração fluminense havia previsto para o programa Reassentamento de Moradores de Áreas de Risco, apenas R$ 2 milhões foram aplicados.



Fonte: O Estado de S. Paulo

CHUVAS FORTES PREOCUPAM...

As chuvas que caíram ontem sobre o estado do rio provocando vários desabamentos principalmente no município de Duque de Caxias, na baixada fluminense, também preocupou os teresopolitanos.


O nível do Rio Paquequer subiu muito deixando vários pontos da cidade alagados e centenas de pessoas preocupadas com o seu possível transbordamento.  Dezenas de internautas postaram fotos dos pontos de alagamentos e a todo instante informações circulavam na internet que se tornou ferramenta imprescindível para a divulgações dos fatos em uma velocidade extremamente rápida.

Foto Gabrielle Oliveira

Na noite anterior os sistemas de alerta de sirenes soaram em diversos bairros da cidade, mas não houve registro de desabamento ou acidente grave devido as chuvas.

 Foto Claucio Mizael

O bairro da Ilha do Caxangá foi um dos mais atingidos, tendo várias residências alagadas.

A previsão do tempo para os próximos dias são de chuvas forte e moderadas, as pessoas ainda devem manter atenção principalmente quem vive em encostas e áreas propícias a alagamentos.


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

VEREADORES E PREFEITO TOMAM POSSE...

Passado o período de comemoração e festas de fim de ano, começam as novas obrigações e entre elas as políticas.

Nesta terça a câmara municipal em sessão solene deu posse aos novos vereadores, prefeito e vice eleito.  O evento que teve início as 16:00h, começou com a posse dos vereadores e mal iniciou os trabalhos dos edis o clima esquentou dentro da casa.


O grupo intitulado "grupo dos oito" conseguiram vencer a pressão e mantiveram o que já estava definido dias após a eleição, de eleger entre si o presidente da casa para o primeiro biênio desta legislatura, fato que claramente irritou os edis Dr. Carlão e Claudio Mello que ofereceram duras críticas a forma em que conduziram o processo e quanto a possibilidade dos edis "derrubarem" a nova lei de reforma na administração da casa votada em última sessão do ano.


Dr. Carlão que também utilizou a palavra fez duras críticas a chapa apresentada para a nova composição da mesa onde o vereador Maurício Lopes era o candidato a presidência, composta ainda por Dr. Antônio Francisco(PP) 1ºsecretário e Serginho Pimentel (PRP), 2º secretário.  Segundo o Edil a mesa foi composta por maioria com base aliada do ex-prefeito Mario Tricano.

Passado a votação da nova mesa diretora a chapa 01 obteve não só os oito votos já previamente anunciados como também mais dois novos votos, Dr. Habib (PMN) e Anginho (PSD).  A nova mesa diretora ficou assim definida:

MAURICO LOPES (PSL) Presidente
LUCIANO V. GRANDE (PSL) Vice-Presidente
Dr. ANTONIO FRANCISCO (PP) 1º Secretário
SERGINHO PIMENTEL (PRP) 2º Secretário

O "show a parte" ficou por parte do edil Claudio Mello (PT) que utilizando de falta de bom senso e com discursos duros e com apontamento contra seus pares e principalmente contra o prefeito eleito Arlei, acabou levando de quem menos esperava.  O próprio prefeito que costuma ser muito cauteloso em suas palavras, acabou pedindo "licença" aos presentes e rebateu as críticas do vereador.

"Em 18 meses fiz muito mais do que o prefeito que Eu ajudei cassar e que pertencia ao partido do vereador (PT), e ainda os cargos não foram extintos, na verdade cada gabinete terá uma verba de R$ 16 mil e o vereador Claudio Mello está lutando também por causa própria"  

Disse Arlei sob muitos aplausos.


Após a cerimônia na câmara o prefeito e seus convidados foram ao salão nobre da PMT onde ocorreu a cerimônia final de posse de prefeito e vice.